terça-feira, 16 de julho de 2013

Dia após dia - 15.07.2013



Boa tarde meninas!!

Hoje, mais uma vez fiquei o dia todo pensando no meu bebê. Até sonhei com um neném lindo lindo. O engraçado foi que, uma colega de setor que está de licença maternidade mandou um e-mail para a nossa gestora e enviou uma foto de sua filhinha de três meses e a gestora ao responder me copiou no e-mail e disse a seguinte frase: “Ahh, pelo jeito o vestidinho que eu trouxe dos EUA para a Marina não irá servir, ela está muito grande. Parabéns. Irei guarda-lo para sua próxima filha ou para a da Rafaela”!!!!

Eu não acreditei e dei muita risada. Espero em DEUS e torço para que esse vestidinho seja da minha bebê, minha Anita. Minha linda Anita. Nem foi concebida e já é muito amada.

Tinha retorno no médico apenas para Outubro, mas como o escritório da empresa em que trabalho irá mudar para um local bem longe da região da Av. Brig. Faria Lima, resolvi antecipar a consulta para a próxima segunda-feira. Pretendo tirar algumas (das milhares) dúvidas com meu médico, o querido Dr. Vicenti di Bella.

Acho que além da SOP, sofro de Amenorreia* (secundária) pois, todos os sintomas desse problema batem com o que tenho vivido. Como estou há um bom tempo sem menstruar, minha mãe me indicou um remédio chamado PROVERA, mas não irei toma-lo sem a indicação do Dr. Vicenti. Além disso, existem os famosos Indutores de Ovulação (Indux / Serophene / Clomid), um desses de fabricação da empresa onde eu trabalho. Será que o Dr. Vicenti me indicará um desses?! Será que continuarei com o uso de Metformina?! Será que “permanecer deitada” após a relação sexual pode mesmo ajudar ou se é apenas um mito.  Além de muitas outras dúvidas que eu possuo, como todas vocês.
 





*Amenorreia significa ausência de menstruação.
Pode ser classificada em primária ou secundária. A Amenorreia Primária define a ausência de menarca e a Amenorreia Secundária se dá por falta de menstruação por 3 ciclos consecutivos ou 6 meses em mulheres que já apresentaram ciclo normal . As amenorreias, tanto primária quanto secundária, necessitam avaliação médica. Seu médico saberá o momento em que deve ser iniciada essa investigação.
Em pacientes que já apresentaram menstruações, muitas vezes não é necessário aguardar 3 meses para que se realize a investigação e o tratamento da amenorreia. A maioria das mulheres procura o seu médico quando a menstruação atrasa alguns poucos dias. A investigação do atraso menstrual e da amenorreia secundária é semelhante. Em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorreia (e de atraso menstrual) é a gravidez.
Podem acontecer devido a várias causas, como por exemplo a utilização de fármacos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central (ex. tumor hipersecretante prolactina). Também há a informação de que mulheres atletas tendem a ter amenorreia numa frequência maior do que mulheres que não praticam esportes.
O tratamento da amenorreia pode ser feito com base na hormonoterapia no caso de disfunção ou ausência dos ovários e menopausa. Os medicamentos usados nesse caso são normalmente à base de estrogênios e/ou progestagênios. Tratamentos não hormonais são indicados em pacientes com amenorreia devido a super produção de prolactina ou outras causas, como psicológica. Nesses casos, pode-se indicar a psicoterapia ou medicamentos que redução a produção de prolactina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário